O Natal do Bananeiro, conhecem esta tradição Bracarense?

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

02
Nov

Artigos

O Natal do Bananeiro, conhecem esta tradição Bracarense?

O Natal em Braga começa com bananas e vinho moscatel, a esta tradição enraizada e popular na cidade  tem o nome de "bananeiro" e decorre no início da noite de Natal.

 

O Natal do Bananeiro tem mais de 30 anos e foi Jorge Rio, que impulsionou, esta tradição, que hoje está completamente enraizada em Braga, de desejar as Boas-Festas a conhecidos e desconhecidos com um cálice de vinho moscatel e uma banana. De tal forma que, nos dias de hoje, a rua se tornou pequena para tanta gente.

 

 

Tudo começou com os seus colegas de liceu e os então clientes da Casa das Bananas, em Braga - na altura o negócio era do pai. Ano após ano foram chegando cada vez mais adeptos para cumprir um costume com os ingredientes certos para ter sucesso. 

O pai de Jorge, Manuel Rio montou balcão num canto do estabelecimento para rentabilizar o negócio. A pequena "taberna" atraiu clientela para beber moscatel e, já nessa ocasião, os fregueses pediam qualquer coisa para petiscar.

Lá aceitaram, de bom agrado, reconfortar o estômago com aquele fruto enquanto bebiam um copito. Mas o verdadeiro "empurrão" aconteceu quando os amigos de liceu de Jorge - o "bananeiro", como o apelidam na cidade - disseram que "iam ao estabelecimento desejar Boas-Festas com moscatel e banana". As pessoas acharam graça ao costume e a moda pegou.

Fonte: Jornal Diário de Notícias

 

share div

gosto