Sabem quais são as raças de galinhas que há no Minho?

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

08
Jun

Artigos

Sabem quais são as raças de galinhas que há no Minho?

É frequente ouvir o povo a dizer estes provérbios minhotos sobre as galinhas: "Galinha Pedrês vale por três” ou “Galinha Pedrês, não a mates nem a dês”

Sabem quais são as raças que há no Minho?

Raça Amarela

 

A  galinha amarela é uma raça autóctone, conhecida pela sua resistência, rusticidade e capacidade de adaptação ao meio. Esta carne é frequentemente utilizada na confeção de deliciosos prtaos tradicionais, tais como: arroz de cabidela ou o cozido à portuguesa. 

Raça Branca

É uma raça de aptidão mista, criada essencialmente para a produção de carne e ovos de alta qualidade. Esta galinha tem uma lenda que lhe é associada, uma vez que crê-se os casais que queriam ter filhos e não conseguiam, ofereciam um casal de frangos brancos à Santa Justa, considerada a Santa da Fertilidade. 

 

Raça Pedrês Portuguesa

 

 

As galinhas são boas poedeiras, produzindo ovos de elevada qualidade e a a carne é muito apreciada pelos consumidores, sendo usada na confeção de alguns pratos característicos da gastronomia tradicional portuguesa, como o famoso arroz de cabidela e o cozido à portuguesa.

Raça Preta Lusitânica

A galinha Preta Lusitânica é muito apreciada pela qualidade e delicadeza da sua carne, sendo uma excelente poedeira e chocadeira. 

 

 

 

 

share div

gosto