MELGAÇO UMA DESCOBERTA À PARTE...

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

04
Jan

Artigos

MELGAÇO UMA DESCOBERTA À PARTE...

Melgaço é o concelho mais a norte de Portugal, pelo que é habitual ouvir-se dizer que "Aqui começa Portugal". Com uma superfície de 232 km2, Melgaço é delimitado, a norte, pelo rio Minho (que o separa de Espanha); a oeste, pelo concelho de Monção; a sudoeste, pelo concelho de Arcos de Valdevez (área do Parque Nacional da Peneda-Gerês); e, finalmente, pelos concelhos galegos de Entrimo, Verea, Quintela de Leirado, Padrenda, Creciente e Arbo.
Tradicionalmente um concelho agrícola, ainda hoje muitos dos seus habitantes se dedicam à agricultura, o que se reflecte claramente na paisagem humanizada de Melgaço. No entanto, nas últimas décadas, tem-se assistido a uma certa inversão deste quadro, com o aumento da população empregada, sobretudo, no comércio e serviços e nas indústrias ligadas aos produtos locais.
A geografia de Melgaço traduz, efectivamente, o modo como este território se foi desenvolvendo ao longo da história, e é, simultaneamente, testemunho da importância da natureza enquanto elemento central da imagem de Melgaço. Encontra no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Lamas de Mouro e Castro Laboreiro) um dos mais importantes ícones do concelho e símbolo da sua beleza natural e excelência ambiental. 
Terra de fronteira, é ainda muito rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas, em que a emigração e o contrabando foram muitas vezes protagonistas...
Detentor de uma rica e saborosa gastronomia, o concelho de Melgaço é igualmente conhecido pela excelência do vinho Alvarinho que aqui se produz, e que, uma vez mais, revela a estreita ligação entre o território e as gentes que o foram habitando ao longo dos tempos, sempre tentando dele extrair os melhores valores, mas preservando-o, de forma inequívoca, e mantendo intactas algumas das mais belas paisagens de Portugal.
O Rio Minho, as suas pesqueiras, as suas serras, as suas aldeias históricas, e tantas outras coisas que poderá ver, tornarão a sua visita a Melgaço inesquecível! De que é que está à espera?

Este Vídeo é para apreciar toda a Beleza deste Concelho

 

share div

gosto