Razões para visitar Ponte de Lima

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

07
Feb

Artigos

Razões para visitar Ponte de Lima

Não sabe o que fazer em Ponte de Lima? Nós temos 7 sugestões para si! Esta belíssima vila tem muito para lhe oferecer.

1. Centro histórico

O Largo de Camões, sala de visitas da vila, acolhe-o com o Chafariz Nobre, terminado de construir em 1603. Admire a Torre de S. Paulo, do século XIV, o Pelourinho e o Arco da Porta Nova, que dá acesso à velha Rua da Judiaria.

2. Igreja Matriz

Mandada edificar por D. João I em 1425, pensa-se que deverá ter sido concluída em 1446. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações e ampliações, possuindo assim vários estilos - românico, gótico e neoclássico, de que é exemplo o portal gótico encimado por uma rosácea do século XVIII. 

3. Rio Lima

Denominado pelos romanos de Lethes - o Rio do Esquecimento (conheça a história aqui), o Rio Lima é parte importante desta vila. A água do rio é utilizada para abastecer as casas e em época balnear é uma excelente praia fluvial! É também utilizada para a prática de desportos náuticos. 

4. Museu de Vinho Verde

O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, localizado no centro histórico de Ponte de Lima, traça a história e perfil da cultura da vinha e do vinho e o património regional das nove sub-regiões que integram esta região demarcada.

5. Torre da Cadeia Velha e Torre de S. Paulo

Classificadas como Imóveis de Interesse Público, assim como o pano de muralha que as une, a Torre da Cadeia Velha e a Torre de S. Paulo (que também já teve o nome de Torre da Expectação e de Torre do Postigo) são os testemunhos mais notórios do que resta da velha muralha de Ponte de Lima. A Torre da Cadeia Velha, adaptada a prisão no século XVI (D. Manuel I), alberga atualmente a Loja de Turismo e acolhe exposições temporárias.

6. Feiras

Quinzenalmente, às segundas-feiras, na margem esquerda do rio, continua a cumprir-se a feira mais antiga de Portugal. D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, na carta de foral outorgada a Ponte de Lima em 4 de março de 1125, refere já a sua existência, facto que a torna a primeira feira documentada em Portugal. Também pode encontrar feiras de atiguidades e velharias todos os segundos domingos de cada mês.

7. Festival Internacional de Jardins (de Maio a Outubro)

O Festival Internacional de Jardins é um evento anual, realizado desde 2005 em Ponte de Lima, Portugal. Todos os anos, de Maio a finais de Outubro, são expostos doze jardins diferentes e efémeros.

share div

gosto