Skip to main content

O abalo aconteceu pouco depois das cinco da manhã. Segundo a Proteção Civil, o sismo foi sentido do “Alentejo até ao Minho”. Não há registo de vítimas ou danos maiores.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que o sismo aconteceu às 05h11 e teve uma magnitude de 5.3 na escala de Richter. O abalo aconteceu a 21 km de profundidade, com epicentro a 60 km a Oeste de Sines.

Por sua vez, o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, estimou uma magnitude de 5,4 na escala de Richter e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5,1 na escala de Richter, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilómetros.

Foi bastante forte como pode ver no vídeo.

Foi por volta das 5h11 desta madrugada que se fez sentir um sismo que, segundo dados do IPMA, teve uma magnitude de 5,3 na escala de Richter. O terramoto foi sentido em Gibraltar, Marrocos, Portugal e Espanha, sendo que Lisboa se encontra a 84 km de distância do epicentro. Segundo os especialistas citados pela imprensa, o sismo teve origem no mar, mas não há risco de tsunami.

A Proteção Civil não tem registos de vítimas nem danos de maior.

Muitas pessoas acorreram às suas redes sociais para dar conta do sucedido, o que permitiu verificar que muitos utilizadores sentiram a terra a tremer em diversas localidades do nosso país, de norte a sul.