Skip to main content
Notícias

Gasóleo e Gasolina vão ter uma Descida e Grande! Saiba quanto é!

By 9 de Dezembro, 2022No Comments

Gasóleo e Gasolina vão ter uma Descida e Grande! Saiba quanto é!

As boas notícias estão de volta. Na próxima semana, quando for abastecer o carro, vai voltar a encontrar preços mais baixos. O gasóleo vai descer 9,5 cêntimos e a gasolina 7 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado. O diesel acumula, assim, oito semanas consecutivas de quedas, num total de 40,6 cêntimos.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,548 euros por litro de gasóleo simples e 1,582 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na última segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta a nova revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de dezembro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado em dezembro levou, na prática, a um agravamento da carga fiscal, que sobe 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro. Uma opção duramente criticada pelos partidos da oposição que gostariam de ver o Executivo a optar por não reduzir os descontos do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em dezembro.

Fonte:ECO