Skip to main content

Homenagem às mulheres do Minho

«O Norte é feminino. O Minho é uma menina. Tem a doçura agreste, a timidez insolente da mulher portuguesa. Como um brinco doirado que luz numa orelha pequenina, o Norte dá nas vistas sem se dar por isso.
As raparigas do Norte têm belezas perigosas, olhos verdes-impossíveis, daqueles em que os versos, desde o dia em que nascem, se põem a escrever-se sozinhos. Têm o ar de quem pertence a si própria.
Andam de mãos nas ancas. Olham de frente. Pensam em tudo e dizem tudo o que pensam. Confiam, mas não dão confiança.
Olho para as raparigas do meu país e acho-as bonitas e honradas, graciosas sem estarem para brincadeiras, bonitas sem serem belas, erguidas pelo nariz, seguras pelo queixo, aprumadas, mas sem vaidade.
Acho-as verdadeiras. Acredito nelas.»
por Miguel Esteves Cardoso

Close Menu

Minho em Festa!

O Minho em Festa surgiu após a constatação da inexistência de um espaço de divulgação das tradições, usos e costumes do Minho. A fim de colmatar esta lacuna, surgiu a ideia da criação de um espaço dedicado exclusivamente ao legado minhoto.

Perante a grande adesão e incentivo do público, esta ideia foi crescendo e evoluindo ao longo destes anos de existência, tornando-se um espaço de partilha, visitado por milhares de pessoas diariamente. Este continua a ser um espaço aberto para todos que, como nós, adoram o Minho.