Skip to main content

A história de Arcos de Valdevez remonta a tempos muito antigos, com vestígios arqueológicos que indicam a presença de povos pré-históricos na região. No entanto, a fundação oficial da vila ocorreu em 1183, quando D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, concedeu foral (um conjunto de direitos e privilégios) à povoação que ali existia.

Ao longo dos séculos, Arcos de Valdevez teve um papel importante na defesa do território português contra as invasões espanholas. Devido à sua localização estratégica próxima à fronteira, a vila foi cenário de diversos conflitos durante a Idade Média e os séculos seguintes.

No século XIX, Arcos de Valdevez passou por um período de desenvolvimento, com o crescimento da agricultura e da indústria têxtil, o que impulsionou a economia local. Durante esse período, a vila também viu o surgimento de importantes edifícios e monumentos, que hoje são parte integrante de seu patrimônio histórico e cultural.

Arcos de Valdevez é conhecida por suas tradições culturais e festividades populares, incluindo a “Charanga do Ribeirinho”, como mencionado anteriormente. A vila também possui uma rica herança arquitetônica, com igrejas e casas históricas, bem como uma paisagem natural deslumbrante, com o rio Vez a atravessar a região e as montanhas circundantes.

Ao longo dos anos, Arcos de Valdevez tem se tornado um destino turístico popular, atraindo visitantes que buscam apreciar sua beleza natural, mergulhar em sua história e desfrutar de suas tradições culturais únicas. A vila continua a ser um ponto de orgulho para os seus habitantes e uma janela para a história e cultura de Portugal.