Skip to main content

Sabem qual é Aldeia Mais Alta do Minho? fica a 1166 metros!

A vila de Castro Laboreiro é uma localidade situada na freguesia de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, no norte de Portugal. É uma vila histórica conhecida pelas suas casas de pedra tradicionais, ruas estreitas e ambiente rural. Castro Laboreiro faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, oferecendo aos visitantes paisagens naturais deslumbrantes, trilhos para caminhadas e uma rica herança cultural. Além disso, é famosa pela sua ligação ao cão de Castro Laboreiro, uma raça canina local conhecida pela sua robustez e instintos de guarda. Os turistas que visitam a vila de Castro Laboreiro podem explorar as suas atrações históricas, desfrutar da gastronomia local e participar em atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios a cavalo.

A extinta Freguesia de Castro Laboreiro tinha 89,29 km² de área e 540 habitantes (Censos 2011), tendo, assim, uma densidade populacional de 6 hab/km².

A Freguesia de Castro Laboreiro foi extinta e agregada à Freguesia de Lamas de Mouro, no âmbito da reorganização administrativa de 2012/2013, sendo então criada a União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro.

A povoação de Castro Laboreiro foi novamente elevada à categoria de vila em 12 de Junho de 2009.

Foi vila e sede de concelho entre 1134 e 1855. Este era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 1284 habitantes e, em 1849, 1512 habitantes.

Curral do Gonçalo, na freguesia de Castro Laboreiro, fica situado a uma altitude de 1166 metros, tornado-se o 2º lugar habitado de mais elevada altitude em Portugal.