Skip to main content

As Festas da Senhora da Agonia são uma das festividades religiosas e culturais mais importantes da cidade de Viana do Castelo, localizada na região do Minho, Portugal. Essas festas têm lugar no final de agosto e são conhecidas por serem um evento animado e colorido que atrai muitos visitantes locais e turistas. Aqui está um resumo das Festas da Senhora da Agonia:

Duração: As festas normalmente ocorrem ao longo de vários dias, geralmente de 18 a 20 de agosto, embora possam se estender por mais tempo, dependendo do ano e das atividades planejadas.
Origem: As Festas da Senhora da Agonia têm raízes religiosas e são dedicadas à Nossa Senhora da Agonia, a padroeira dos pescadores. A devoção a esta santa remonta ao século XVIII e está intimamente ligada à vida marítima e à pesca, que historicamente desempenhou um papel crucial na economia da região.
Atividades e Eventos Tradicionais: 
Procissão: O ponto alto das festas é a grandiosa procissão em honra de Nossa Senhora da Agonia. A estátua da santa é levada pelas ruas da cidade em um desfile solene que envolve muitos participantes e espectadores. A procissão costuma incluir a participação de pescadores, grupos folclóricos, autoridades religiosas e civis, bem como carros alegóricos.
Concertos e Espetáculos: Durante as festas, há uma programação rica em concertos, espetáculos de música tradicional portuguesa, danças folclóricas e apresentações culturais, que ocorrem em vários palcos pela cidade.
Feira e Artesanato: Uma grande feira é montada, onde os visitantes podem comprar produtos locais, artesanato, comida tradicional, doces e souvenires.
Fogos de Artifício: As festas culminam com um espetacular show de fogos de artifício lançado sobre o rio Lima, proporcionando um espetáculo deslumbrante de luz e cores.
Atividades Religiosas: Além da procissão, as festas incluem missas e outras atividades religiosas em honra de Nossa Senhora da Agonia.
Desfiles e Trajes Tradicionais: Durante as festas, é comum ver desfiles de trajes tradicionais da região, que são uma parte importante da cultura local.
As Festas da Senhora da Agonia são uma celebração vibrante da cultura, religião e tradição da cidade de Viana do Castelo. Elas proporcionam aos visitantes a oportunidade de mergulhar na rica herança do Minho e experimentar a hospitalidade e a alegria do povo local.