Skip to main content

Receita de Arroz de Sarrabulho

O arroz de sarrabulho é um prato tradicional da culinária portuguesa, especialmente popular na região do Minho, onde se encontra Arcos de Valdevez, como mencionado anteriormente. É um prato rico e saboroso, feito com arroz, carne de porco, sangue de porco, e temperos que lhe conferem um sabor característico. Aqui está uma receita simples para preparar arroz de sarrabulho:

Ingredientes:

250g de arroz

400g de carne de porco (por exemplo, lombo ou entremeada), cortada em pedaços pequenos

200g de sangue de porco coagulado (pode ser adquirido em talhos)

1 cebola grande, picada

2 dentes de alho, picados

2 folhas de louro

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de banha de porco (opcional, para dar mais sabor)

1 colher de sopa de colorau (pimentão-doce)

1 pitada de pimenta preta

Sal a gosto

Água

 

Instruções:

1 – Comece por aquecer o azeite e, se estiver a usar, a banha de porco numa panela grande em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até que fiquem dourados.

2 – Adicione a carne de porco cortada em pedaços e cozinhe até que a carne esteja dourada e selada.

3 – Adicione o sangue de porco coagulado e desfaça-o na panela, mexendo bem para incorporar. O sangue de porco é um dos ingredientes distintivos deste prato e é responsável pela sua cor característica.

4 – Adicione o colorau, o louro, a pimenta preta e uma pitada de sal. Misture bem para que os temperos envolvam a carne e o sangue.

5 – De seguida, adicione o arroz à panela e misture bem com os outros ingredientes, deixando-o absorver um pouco dos sabores antes de adicionar água.

6 – Cubra tudo com água suficiente para cozinhar o arroz e formar um caldo rico. A quantidade de água pode variar, mas geralmente é cerca de 3 a 4 vezes o volume do arroz.

7 – Deixe o arroz cozinhar em fogo médio, mexendo ocasionalmente e adicionando mais água conforme necessário para que não fique seco. Cozinhe até o arroz ficar macio e absorver todos os sabores, o que geralmente leva cerca de 20-25 minutos.

8 – Quando o arroz estiver cozido e o caldo estiver espesso, retire o arroz de sarrabulho do fogo.

Sirva quente, acompanhado de pão de milho ou broa, que é tradicionalmente servido com este prato.

O arroz de sarrabulho é um prato rico e saboroso, com um sabor único graças aos ingredientes como o sangue de porco e o colorau. Desfrute desta iguaria tradicional portuguesa!